Auto enxerto (ou autólogo)

Grupo Implanta Qual a melhor clinica de implante dentario
Ao escolher esta solução, o material utilizado para reconstruir o osso pode ser proveniente de um doador externo ou do próprio paciente. Geralmente, o enxerto será retirado da mandíbula do indivíduo, mas também pode vir do queixo ou de outra parte do corpo. A operação cirúrgica é bastante longa e inconveniente, pois o procedimento ocorre em dois locais diferentes.

Com o aloenxerto, o osso utilizado vem de um doador humano falecido. Esta abordagem evita a necessidade de cirurgia adicional no paciente para a colheita do osso. No entanto, apresenta baixo risco de transmissão de doenças e possível reação imunológica. O xenoenxerto utiliza osso de origem animal, na maioria das vezes bovino. Sua principal vantagem é a ampla disponibilidade, evitando cirurgias de remoção.

No entanto, o risco de transmissão de doenças animais é mínimo e algumas pessoas podem ter preocupações éticas ou religiosas relacionadas com a sua utilização. Substitutos ósseos sintéticos (biomateriais) – Os biomateriais ósseos são agentes que substituem os enxertos ósseos autólogos. Seu uso apresenta diversas vantagens, incluindo intervenção mais rápida e em um único sítio cirúrgico. Além disso, os biomateriais estão disponíveis em quantidades muito grandes, o que não é o caso do osso autólogo.

Como funciona um enxerto ósseo dentário? O progresso de um enxerto ósseo pode variar dependendo do tipo de enxerto utilizado. As etapas realizadas durante a operação não são as mesmas se o enxerto for retirado diretamente do paciente ou se for proveniente de biomaterial ou doador externo.